sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Explica, explica, explicações

Dizem que blog é um assunto muito 1999, uma novidade que a turma majoritária esqueceu de abrir a boca e desmerecer, e foi desmerecendo no mute, por não pôr tanto furor como antes. Concordo. Raros são os blogs que eu abro sem passar as costas da mão no nariz, coçando a rinite, e sem sentir um apertozinho que apenas um quadro de 30 anos atrás da família pode oferecer, ou um móvel deixado pelo falecido. Essas cores desbotadas, esses tantos modos básicos de quem ainda não aprendeu mexer com html, etc & tais nem em 99, nem agora (eu! eu!), esses textos de auto-jornais, tudo em tudo, forma em mim uma grande esfera cósmica, panteísta, única, que eu batizo cá de Bola de Feno. E ela rola, rola, por uma rua de barro.
Mas não me entrego, nem entrego ninguém. Obsoleto por obsoleto, me pergunto onde seria o myspace da literatura? o youtube dos nossos papéis? Nada de canto nenhum. Nada. Prefiro, então, insistir no blog, em versão mais feliz ano novo, claro, mais cadê vocês, minha gentem. E não é esse, cês podem notar, a casa é simples, geladeira vou comprar amanhã, receber a pensão, sabe?, o meu trambique tá é no Orkut, no http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14856631799016562867 , sob o formato Blog Orkutiano. A casa é lá, o porão agradável, aqui. E funciona como enviador de contos em formato de scrap, os escrepo-contos, para amigos já embebidos da idéia de que são e serão leitores para sempre e sempre e sempre. Nada de links jogados no e-mail, no subnick do MSN, na tela do chat, a coisa chega e fica no scrapbook, de intervenção, de molecagem, sem consolo ou barreiras.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Blog Orkutiano

O Blog Orkutiano não é e nem será uma exclusividade de ninguém. Trata-se de um formato pela literatura intrometida, que assalta ao invés de pedir, e pela literatura sintética, exigida por um veículo velocíssimo como a internet, usando, para publicação, apenas as ferramentas do Orkut. Simples: um perfil, como se fosse um endereço de blog convencional, que envia, entre um período determinado pelo autor, textos literários, em molde de scrap (ver mais em “escrepo-conto”), para todos os scrapbooks dos seus “amigos”, já pré-avisados.
Modo de Preparo:
- Crie uma conta somente para o Blog Orkutiano. Claro, afinal você precisa estar zerado para que todos os “amigos” futuramente convidados ou aceitos sejam, sem exceção, cônscios do seu objetivo.
- Sugiro que ponha em “Nome” o título do blog (por exemplo, o meu é [escrepo.conto] ) e em “Sobrenome” o seu próprio nome (ex.: Saulo Dourado).
- Coloque todas as regras que você acha pertinentes no “Quem Sou Eu”, dando ênfase de que a tal conta se refere apenas a um blog orkutiano.
E boom!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31958434

------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrepo-conto

Com o inegável desaguamento do Orkut na nossa rotina e o uso cada vez maior da internet para veicular literatura, eis que surge a proposta de uma fusão entre esses dois movimentos, a fim de criar um troço entitulado escrepo-conto.

Escrepo-conto
[Do ing. scrap 'recado' + conto]
S.m.

1. Conto feito em formato de scrap, obedecendo às seguintes regras:

a) Limite máximo de 1024 caracteres (o permitido em um scrap);
b) Existência de um interlocutor, real ou fictício, oculto ou explícito (ex.: "Elementar, meu caro Fulano" ou "Valha-me, Lula!" ou "Você não sabe o que aconteceu!");
c) Não inserção de título (o escrepo-conto terá o nome de seu autor);
d) Utilizaçaum livre d linguagem, incluindo emoticons. ;)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27221807

Nenhum comentário: